quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Um renovo espiritual para renovar uma sociedade


Todos precisam de um renovo espiritual, sejam cristãos jovens ou da terceira idade, estejam na caminhada de Cristo desde criança ou depois de adultos. Renovar é melhorar, consertar, recomeçar, substituir por coisas melhores, trazer novamente à lembrança, reaparecer, rejuvenescer. Isso tudo não tem a ver com a vida cristã? Com toda certeza! A vida cristã precisa ser renovada espiritualmente todos os dias.

Todos os dias são necessários reajustes na vida, dia após dias é preciso buscar mais a Deus para ver e entender onde está errando. Reconhecer a necessidade de um renovo espiritual é o primeiro passo. Vemos na Bíblia que até mesmo os reis tinham a renovação de Deus. Para seguir novos caminhos é preciso se regenerar e a regeneração não é apenas para pessoas que viveram uma vida contrária a palavra de Deus, mas também para pessoas que sempre estiveram na casa dele. Se regenerar é reconhecer os pecados e buscar uma vida saudável diante de Deus.

Após reconhecer a necessidade de mudança, seja em qualquer área da vida, o segundo passo é buscar essa mudança. Leia a Bíblia, converse com Deus, converse com líderes espirituais, busque o perdão, se corrija, não tenha medo de voltar atrás em alguma palavra para corrigir algum erro. Algumas pessoas, durante sua vida, começam a sentir que precisam de mudança, mas não reconhecem e nem sabem por onde começar. Por isso passam a vida toda renovando os móveis, as roupas, o casamento, os amigos, mas não querem ver a necessidade espiritual. Peça a Deus uma mudança real, mesmo que você já seja um grande líder há anos.

O terceiro passo é de grande importância, saber ouvir. Não basta reconhecer e buscar a renovação se não houver sabedoria no ouvir. Em muitos casos as pessoas escutam o que é necessário, mas não executam, não aceitam. A orientação espiritual deve ser vinda de Deus e tudo o que é Divino é perfeito, aceitando o não, continua sendo perfeito. Existem aqueles que reconhecem a necessidade de se ouvir todos os pontos contrários aos seus, mas na hora de utilizar os pontos contrários para crescimento, são capazes de dizer que estão sendo perseguidos.

Quando líderes, políticos, professores, doutores, pedreiros, donas de casa, manicures, veterinários, …, começarem a entender que precisam, mais do que uma renovação de pensamentos, uma renovação espiritual constante, o povo cristão começará a fazer a diferença na sociedade de forma significativa. Abaixo estão alguns exemplos de histórias de renovação espiritual:

“Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra”, Jeremias 23.5.

“Naquele dia o renovo do SENHOR será cheio de beleza e de glória; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel”, Isaías 4.2.

“Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos”, Isaías 53.2.

“E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis”, Apocalipse 21.5.

Nenhum comentário: