sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Quem deve ser um missionário?


Em toda a sua trajetória aqui na Terra, Jesus ensina como deve ser um missionário e quem deve ser um missionário. Toda a Bíblia é recheada de exemplos de missionários, mas o maior exemplo foi Jesus, que deu a sua vida pela missão, seu objetivo era mudar vidas através do Espírito Santo. Mas ele não fez a diferença sozinho, fez questão de chamar discípulos para acompanhá-lo e também anunciar a mensagem de Deus. Mas então, hoje, quem deve ser um missionário na Cristolândia? Quem deve ser um missionário do outro lado do mundo, no Japão? Quem deve ser um missionário no meio dos índios do Amazonas? Quem deve ser um missionário para alcançar os espíritas do Rio Grande do Sul? Quem deve ser um missionário durante os Jogos Olímpicos de 2016, na Copa de 2014 e nos carnavais de todos os anos no Rio de Janeiro?

Quem respondeu que qualquer um, está engano. Não são quaisquer pessoas que cumpre o ide do Senhor, são pessoas que escolhem aceitar o chamado de Jesus para anunciar a salvação. É preciso aceitar, depois buscar a orientação divina para poder ser usado pelo Espírito Santo. Qualquer um pode falar a respeito da Bíblia, o próprio Diabo usou passagens bíblicas ao tentar Jesus nos seus últimos momentos na Terra. Entretanto, apenas quem tem o Espírito Santo consegue fazer a diferença através das suas palavras e ações. Foi assim que Jesus fez a diferença na sinagoga: “E maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas” (Mar. 1.22).

Ao ler a respeito dos discípulos escolhidos por Jesus, é possível perceber o quanto eram diferentes uns dos outros. Suas personalidades opostas deixa claro que não existe um perfil exato para o missionário, como também não existe uma regra de onde ele deve ser um missionário. Tanto Jesus, quanto seus discípulos falavam a respeito da salvação durante o seu caminho, ou seja, eles não usavam púlpitos ou grandes salões, onde estavam, ali era o local de pregar a mensagem de Deus. Existe uma história real de uma senhora que mora na cidade do Rio de Janeiro e é uma grande missionária no seu bairro e até mesmo sem sair de casa. Todas as vezes que dona Odeth atende uma ligação e a pessoa do outro lado da linha observa que ligou para o lugar errado, ela responde imediatamente: “Não, não, você não ligou por acaso, tudo tem a vontade de Deus...”. E assim começa um diálogo de evangelização. Ao sair de casa, mesmo com passos pequenos, faz questão de conversar com todas as pessoas que encontra e mesmo quando não tem oportunidade de conversar, como a moça do caixa do mercado, deixa um folheto com a Palavra de Deus.

Ser um missionário é uma dádiva de Deus. Escolher ser um missionário é um grande prazer. Buscar a orientação do Espírito Santo, assim como o entendimento da Palavra para a evangelização, é uma bela oportunidade de vida. Quando se quer ser um missionário, não existem obstáculos para tal, basta entender que o local, o meio, a circunstância para falar de Deus, pode estar onde você está. E mesmo que o local para a sua missão como missionário esteja muito longe de onde você está hoje, não tenha medo, como diria a sábia Dona Odeth, “você não leu esta mensagem por acaso, tudo tem a vontade de Deus”. Deixe o Senhor agir na sua vida.

Nenhum comentário: