quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Luta contra a cegueira espiritual

No meio do povo cristão existe um grupo de pessoas que tem uma grande dificuldade de aceitar a vontade de Deus, assim como aceitar a grande sabedoria vinda de outras pessoas, que não eles próprios. Criam um sentimento de inveja, nutrido pela cobiça pelo poder espiritual dado por Deus para outro. De princípio essas palavras parecem exageradas, mas são reais. Pessoas que se dizem cristãs, estão minando servos do Senhor por inveja. O que acontece desde séculos atrás, como é possível ver na história de Estevão.

“Estêvão, um homem muito abençoado por Deus e cheio de poder, fazia grandes maravilhas e milagres entre o povo. Mas ficaram contra ele alguns membros da 'Sinagoga dos Homens Livres', que era a sinagoga dos judeus que tinham vindo das cidades de Cirene e Alexandria. Estes e outros judeus da região da Cilícia e da província da Ásia começaram a discutir com Estêvão, que ele ganhava todas as discussões.
Então eles pagaram algumas pessoas para dizerem: - Nós ouvimos este homem dizer blasfêmias contra Moisés e contra Deus!
Dessa maneira eles atiçaram o povo, os líderes e os mestres da Lei. Depois foram, agarraram Estêvão e o levaram ao Conselho Superior. Então arranjaram alguns homens para dizerem mentiras a respeito dele. Essas pessoas afirmaram o seguinte: - Este homem não para de falar contra o nosso santo Templo e contra a Lei de Moisés. (…).
Todos os que estavam sentados na sala do Conselho Superior olhavam firmemente para Estêvão e viram que o rosto dele parecia o rosto de um anjo” (Atos 6.8-15).

A questão é que a palavra de Deus tem sido deixada de ser anunciada por causa do próprio povo cristão. As brigas e discussões dentro das igrejas tem sido tantas que a pregação do evangelho tem ficado em segundo lugar, o que não poderia acontecer. As desavenças por questões banais ou espirituais estão deixando algumas pessoas cegas espiritualmente.

A cegueira espiritual vem quando as coisas do mundo se tornam superiores às coisas divinas. Como por exemplo ter fama, ter sucesso, ter dinheiro, ter poder, ter bens, ser dono, ser o principal, ser o primeiro, essas questões cegam o que é divino, ou seja, o agir de Deus. E a consequência disso tudo é um poço de pecados que leva a morte espiritual.

Enquanto a Igreja de Cristo se divide por um querer ser mais do que o outro, almas estão se afastando dos caminhos do Senhor. Grandes cantores e cantoras estão saindo da igreja e cantando no mundo, grandes pastores estão se desviando do que é correto aos olhos de Deus, grandes diáconos estão servindo ao mundo, grandes profissionais fazem sucesso em meio ao pecado. E contra a tudo isso, o que os crentes que estão nas igrejas estão fazendo? Infelizmente nada, porque a cegueira espiritual os corrompeu. Graças a Deus existem exceções.

As discussões nas igrejas devem ser com objetivo de frutificar, trazer proveito e não o contrário. Já passou da hora dos cristãos buscarem integridade servindo os irmãos com o propósito de crescimento. Praticar a Bíblia é lutar contra a cegueira espiritual e se alegrar com o amadurecimento de outros, é buscar com todo o vigor aqueles que se desviam, é correr para o alvo como se fosse a única coisa a se fazer, é ver o esplendor de Deus no rosto do irmão e usufruir do Espírito Santo.

Nenhum comentário: