quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Os frutos da Igreja


“De sorte que nos tornastes modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. Porque, partindo de vós fez-se ouvir a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e na Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se divulgou, de tal maneira que não temos necessidade de falar coisa alguma; porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro” (1 Tessalonicenses 1.7-9).

O êxito do evangelho em Tessalônica e a fidelidade daquela igreja era de tal forma que suas ações eram conhecidas por diversos lugares. A convicção do evangelho por parte da igreja de Tessalônica era tão grande que seus atos falavam por si só, os seus frutos mostravam a glória de Deus. A partir do texto de 1 Tessalonicenses, é possível perceber o quanto esta igreja buscava ser imitadora do Senhor. Querer fazer a vontade de Deus os levou a ter uma postura diferente a outras pessoas daquela época, os levou a deixar seus ídolos e servir a Deus. Era uma igreja que vivia a missão em tempo integral.

Ao comparar o modelo exemplar da igreja de Tessalônica com as igrejas de hoje, é perceptível o quanto ainda tem muito o que crescer. O mundo precisa de uma igreja que saiba louvar a Deus, mas também saiba servir, saiba amar, saiba doar seu tempo. O que se vê nas igrejas de hoje são grupos de pessoas que só possuem tempo para si mesmas e não tem nenhuma habilidade para amar. Servir é saber amar a todos, sem poréns. Servir é saber cuidar daqueles que estão dentro das igrejas, sem preconceitos e saber receber aqueles que chegam às igrejas, sejam pais, mães, crianças, jovens, prostitutas, alcoólatras, homossexuais,... A igreja deve ser o lugar de tratamento espiritual, assim como também lugar de louvor a Deus e ensino da Palavra.

Igreja que faz a diferença é igreja que busca fazer a vontade de Deus. E fazer a vontade de Deus é cuidar do meio ambiente, como foi ordenado na criação do mundo. “Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Êden, para o lavrar e guardar” Gênesis 2.15. Assim como anunciar a salvação através de Jesus Cristo e formar discípulos. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” Mateus 38.19-20.

Estudando a Bíblia dia após dia, é possível guardar e entender a vontade do Senhor. É possível gerar tantos frutos que a comunidade em torno na igreja sinta o diferencial. Guardar a mensagem de Deus e ser imitador de Jesus é pensar não somente no espiritual, mas buscar soluções para o social. Abraçar uma comunidade é dever da igreja, é sua missão, trazendo esperança de uma vida digna. Milagres não surgem a partir de homens, mas a partir de Deus, basta os homens deixarem ser instrumentos do próprio Deus.

Que os canais de televisão, as redes sociais da internet e os jornais noticiem a diferença que a igreja batista brasileira está fazendo na vida das pessoas. Que o mover de Deus seja mostrado através de pessoas caladas, mas que agem. Que os projetos sociais, os projetos de cuidado do meio ambiente e os projetos missionários sejam o grande foco dos batistas. Que as igrejas batistas não apenas vejam a ação do Senhor, mas também possam ser participantes.

Nenhum comentário: