quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Acreditar ou não?


 Existe um grande dilema que todo ser humano passa por diversas vezes na vida: acreditar ou não no que outras pessoas dizem. Em certas ocasiões é um vendedor com um produto milagroso, outras é uma pessoa declarando o seu amor, as vezes é um médico indicando um remédio eficaz, mas o pior é saber se aquele homem que se diz pastor é mesmo um mensageiro de Deus. Sabe-se que a fé é crer no que não se pode ver, o que todo cristão precisa ter a respeito do que é Divino. Mas como se pode acreditar que determinado pastor, missionário ou mensageiro, fala da parte de Deus? Até onde o intelecto precisa superar o emocional? E até onde a fé precisa mover montanhas dentro do próprio coração humano para Deus agir?


O que se vê hoje são líderes que fazem do púlpito e das mídias sociais um desaforo. É claro que estes são uma minoria, mas fazem um grande estrago. São pessoas que usam o nome de Deus com aparente autoridade, mas na verdade são grandes charlatões. Alguns são fáceis de serem identificados, outros nem tanto. Diversos só são revelados depois de um escândalo. É por isso que o cristão precisa estar em contínua e ininterrupta comunhão com Deus, para ter sabedoria espiritual para identificar as palavras que vem Dele ou não.

É necessário unir o intelecto com a fé, deixando de lado a postura puramente crítica, mas prevalecendo a postura espiritual. E ter espiritualidade nada tem a ver com deixar de lado o raciocínio. Optar em crer em Jesus como o Cristo e Salvador é uma decisão muito mais do que emocional, mas consciente. Assim como avaliar uma mensagem como vinda de Deus ou não.

Já passou da hora de cristãos, experientes ou não, começarem a usar os recursos que o próprio Deus deu. O primeiro é a sua Palavra direta, viva e clara, a Bíblia. É dentro da Palavra que as dúvidas são esclarecidas, e qualquer um que vier contra a Palavra do Senhor, rapidamente se saberá que não vem de Deus. O ensino bíblico sempre foi e será primordial para a revelação Divina. E o entendimento espiritual vem através da comunhão com o próprio Cristo. A oração precisa caminhar junto com o estudo da Bíblia. Jesus sacrificou a sua própria vida para nos livrar do pecado, nos dar gratuitamente acesso direto a Deus. Portanto, usemos a oração e comunhão com o Pai, como arma contra os charlatões.

Que não só os batistas, como todo aquele que professa ser cristão, usem os recursos intelectuais e divinos para desmascarar o mensageiro de suas próprias ideias e crenças pessoais. Que as igrejas sejam recheadas de pessoas íntegras, com caráter puro. E que mais e mais pessoas, experientes ou não, continuem a ser usadas por Deus para anunciar a Sua vontade.

Nenhum comentário: