sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Zilda Arns: “Para que todas as crianças tenham vida”



Com toda certeza a tragédia que afetou o Haiti no último dia 12 abalou o mundo todo. Os jornais estampam o sofrimento e a desorientação de um povo que conseguiu ser rebaixado para abaixo da linha da pobreza. Sim, eles não têm mais nada. E entre este povo estava uma mulher ousada nos seus pensamentos e ousada nas suas atitudes, entretanto, tinha uma fala mansa.

Numa igreja 150 pessoas ouviam as palavras da pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann, irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo emérito de São Paulo. Zilda estava em Porto Príncipe. Aos 75 anos Zilda morreu fazendo o que acreditava, difundindo a idéia de que as crianças e suas famílias precisavam de vida e vida em abundância.

Em 1983 ela fundou e passou a coordenar a Pastoral da Criança da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Sua palestra no Haiti, por sinal, visava “a motivar os líderes e voluntários da Pastoral da Criança no Haiti que trabalham com crianças, gestantes e famílias”.

Viúva, mãe de cinco filhos, a médica conquistou vários prêmios por seu trabalho humanitário. Em 2004, Zilda fundou a Pastoral da Pessoa Idosa. Além dos filhos e de dez netos, ela deixa 300 mil voluntários em todo mundo órfãos.

O foco do seu trabalho era dar o necessário para as crianças, promovendo ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade ecumênica nas comunidades pobres de todo o mundo. Sua vida é exemplo de diferença em meio as adversidades e um mundo competitivo. E bons exemplos não devem ser guardados, mas usados, mostrados e aproveitados.

“Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” João 10:10.

“Para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância”, Drª Zilda Arns.

“Poucos terão o poder de mudar a História, mas cada um de nós pode lutar para mudar uma pequena parte dos acontecimentos, e no conjunto de todos esses atos será escrita a história desta geração” Jonh F. Kennedy


2 comentários:

Jura disse...

Um exemplo para nós que proclamamos que Jesus Transforma. Ela mostrava através de ações que isso era possível... Triste!
Belo post

Sadon França disse...

Realmente é uma perda irreparável, como também parece ser o sofrimento do povo do Haiti neste momento.

A situação calamitosa em que já se encontrava o lugar antes deste desastre agora se torna ainda mais complicada de administrar.

Espero que a ajuda internacional prossiga enquanto necessário.

Zilda Arns de certo deve estar olhando por todos neste momento.

Abraços.