quarta-feira, 1 de abril de 2009

1° de Abril – Dia da Mentira


Hoje pouco se sabe como essa comemoração começou, mas existe uma lenda que diz que Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a adotar essa comemoração. Tudo começou com a criação de um jornal chamado “A Mentira”, que divulgou a morte de Dom Pedro no dia 1° de abril de 1848. No dia seguinte o fato foi desmentido. O jornal durou até o dia 14 de setembro, onde contou sua última mentira. O periódico convocou seus leitores para um acerto de contas no ano seguinte, no dia 1° de abril, mas como se trata do jornal “A Mentira”, o local marcado para o evento nunca existiu.

Entretanto, esse não foi o começo do Dia da Mentira. Dizem por aí que tudo começou na França, no século XVI, onde se comemorava o Ano Novo no dia 25 de março e as festas só terminavam no dia 1° de abril. Com a adoção do calendário gregoriano pelo rei Carlos IX da França, em 1564, o Ano Novo passou a ser comemorado no dia 1° de janeiro. Mas isso não deixou nada feliz os mais conservadores, que passaram a ridicularizar a data, fazendo convites para festas de Ano Novo que não aconteciam e mandando presentes estranhos.

Esse tipo de brincadeira ficou conhecida na França como plaisanteries e logo se espalhou por todo o mundo, transformando o dia 1° de abril no Dia da Mentira. Até chegar aqui no Brasil. Hoje o povo brasileiro, assim como tantos outros, condena a mentira, mas sofre todos os dias com os mentirosos. São tantas as mentiras que são feitas CPI’s para identificar a verdade. A Polícia Federal é condenada pelos políticos e os políticos pela Polícia Federal. A verdade fica tão escondida que não tem nem um dia para comemorar a verdade, só o que temos é um “bando” de mentirosos comemorando o seu dia. 

Um comentário:

Ju Mota disse...

Arininha!!
tava lendo seus textos todos...mto bons!! jornalista de primeira! Parabéns Esguichoooo!!
abraços, saudadezona!