quinta-feira, 16 de abril de 2009

Santa Paciência



Alguém ai sabe como adquirir a Santa Paciência? Porque eu não tenho a mínima idéia. Só sei que eu preciso muito, na verdade muitíssimo, de paciência. Para se morar em uma cidade grande é preciso ter paciência.

Segunda-feira de manhã hora de pegar o ônibus lotado para ir trabalhar. Se você não vai de ônibus em pé, tentando se esquivar dos tarados de plantão, então você vai de carro, torcendo para a gasolina não acabar ou para conseguir uma vaga para estacionar no centro da cidade pagando menos de 5 reais. O que? Você vai de metrô? Que maravilha, andar no ar-condicionado todos os dias. Você só precisa de um pouquinho de paciência quando tem um apagão de 1h no meio do túnel em horário de “pico”. Fica tranqüilo! Isso faz parte e o dia só está começando.

É hora de enfrentar o chefe que chegou 2h atrasado, mas em ponto para criticar seu trabalho, te pedir coisas absurdas e demorar
 mais de 2h no almoço. Mas chegou a sua hora de almoçar, seu horário de relaxar na fila de 10 minutos da comida estranha da empresa. Ai se eu tivesse grana para pagar uma comidinha caseira do
 restaurante da esquina! Mas tudo bem, faz parte! É hora de ter paciência para ir para casa batendo a cabeça no ônibus de tanto sono. Mas não acaba por aí, falta fazer o jantar quando você descobre que o gás acabou. 

E antes de dormir só falta assistir os programas ridículos da TV, nem preciso citar o nome do principal, só vou dar uma dica: a apresentadora é linda, fala tudo errado, parece pagar todo mês um bom salário para continuar no ar e seu programa passa na coitada da RedeTV, a emissora que (dizem) mais cresce no Brasil.

Mas não fique sem paciência por morar
 na cidade grande, porque morar em cidade pequena também exige a Santa Paciência. Principalmente quando o único programa a se fazer no sábado a noite é ir para praça principal olhar para as mesmas caras de sempre e conversar as mesmas coisas de sempre. Agora... paciência mesmo é ter que ir até a outra cidade porque na sua não tem o seu banco. Fala sério!? 

Quem tem paciência com namorados? Seja quem for sempre tem um infantil, possessivo, controlador, teimoso, briguento, sei lá mais o que! Só sei que a minha paciência acabou para os políticos, para os telejornais, para o desemprego, para os pais, namorados, maridos ou esposas controladores, para a mentira, para o desamor, para a traição, para a poluição, para tantas outras coisas...

Apesar de tudo isso, ainda tenho paciência para olhar tudo e rir. Sabe por quê? Porque a minha impaciência não é maior do que meus motivos para ser feliz. De qualquer forma, se tiver uma dica de como obter a Santa Paciência me fala aí!

Foto: Arina Paiva

Nenhum comentário: