terça-feira, 5 de outubro de 2010

Jornalista sabe tudo!



Acabei de descobrir... jornalista sabe tudo! Você duvida? Pense comigo: quando você quer ir à praia no final-de-semana você recorre a quem ou o que para saber se vai chover? Se você tem um amigo que é jornalista provavelmente é para ele que você liga, mas se não tem nem um conhecido que seja jornalista você, com toda certeza, vai até um meio jornalístico, como os sites de notícias. Esse é o exemplo mais comum.

Mas e quando você recebe um e-mail falando sobre doenças sexualmente transmissíveis... a quem você recorre primeiro? Ao seu médico para te esclarecer ou ao seu amigo jornalistas? Não precisa responder porque já sei... ao jornalista! Acho que até mesmo o médico tenta entrar em contato na mesma hora com o amigo jornalista.

Ainda tem aquelas notícias preferidas nas épocas de eleições: denúncias políticas. Para saber se é verdade mesmo ou se é mentira você pergunta a quem? Seu pai que é um homem mais vivido ou ao seu amigo jornalista? Já sei! Seu pai... só se for jornalista! E quando surgem boatos de um novo planeta ou alguma coisa do tipo... parece até que estou te ouvindo falar com seu amigo jornalista: ‘Cara você sabe o nome daquele planeta novo?’

Mas as coisas começam a pior mesmo é quando as perguntas começam a ficar técnicas: “Velho, você que é jornalista, me ajuda aqui a diagramar o meu site?”; “Poxa amigão, já que você é jornalista, tira umas fotos aqui?”; “Como você é jornalista, bem que você poderia filmar meu aniversário”; “Amiga, você que é jornalista deve está por dentro da última moda em Paris, me diz então, esse vestido está bom?”. Já que jornalista sabe tudo, deve entender também sobre relacionamento, porque não perguntar? “Amigo, você que está por dentro de tudo, sabe se a Maria ficaria comigo?”.

Eu tenho pena de jornalista é quando assume que não sabe sobre o assunto. “Como assim você não sabe? Você não é jornalista?”; “Eu não acredito! Você é jornalista! Tem que saber como anda a política internacional!”; “Fala sério, nunca vi um jornalista que não sabe a pontuação da última rodada do campeonato de futebol”.

Eu não falei que jornalista sabia tudo!

Para encerrar meu texto nada jornalístico, dou um conselho aos amigos jornalistas. Procurem saber de tudo! Dessa forma todos nós jornalistas continuaremos com a fama de intelectuais super inteligentes e conhecedores de tudo.


Um comentário:

Sadon França disse...

Hahahaha... Muito bom o texto. Eu que ainda sou um jornalista em formação (me formo em dezembro) já passei por um caso bem curioso desse tipo.
Estava em uma roda de amigos, falando descontraidamente sobre possíveis viagens a países árabes, quando um deles se volta na minha direção e solta a seguinte pergunta: "Você Sadon, jornalista. Qual é o prato típico daqueles lados?" Eu inocentemente levando aquilo na brincadeira respondo "Ah! deve ser o quibe né?"

Os olhares de descontentamento quase me derrubaram e eu tive que tentar reverter a situação citando mais dois ou três pratos (que eu conheço de restaurantes aqui do Rio mesmo) para tentar me safar.

O detalhe é que eu trabalho com comunicação organizacional, assessoria, essa área. E eles pareciam tratar com um especialista em gastronomia.

Jornalista pode até não saber de tudo, mas todo mundo acha que nós sabemos. Então vamos tentar mesmo saber o máximo possível e quando não soubermos, talvez uma ligação para o colega especialista neste assunto possa ajudar. Uma espécie de rede jornalística para momentos com estes.

Abraços!