sexta-feira, 4 de março de 2011

A arte de ouvir



“Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação”. Provérbios 1:5

“Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha”. Provérbios 18:13

“Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis” Provérbios 28:9


Quem não gosta de ser ouvido? É tão bom e agradável conversar com alguém que podemos confiar e falar sobre tudo. Existem pessoas que pagam um psicólogo só para ter esse momento de falar o que sente, o que pensa e o que deseja. Mas será que você é um bom ouvinte?

Por diversas vezes queremos falar, mas em milhões de ocasiões não conseguimos ouvir. Diante disso colocamos alguns porquês: “fulaninho é muito chato”, “Mariazinha fala muito”, “não tenho tempo”, “Joãozinho só fala besteira, ele precisa é ouvir umas verdades”. A lista de desculpas é extensa, mas a verdade é que: quem muito fala, nada ouve.

Ouvir o que uma pessoa tem a dizer é uma arte! É necessário ter paciência, sentir o desejo de entender uma opinião diferente, compreender o quanto aquele momento é significativo para o outro. Se você quer conhecer uma pessoa, escute o que ela tem a dizer. Se você quer ajudar alguém, escute o que ela tem a dizer. Se você quer amar uma pessoa, escute o que ela tem a dizer. Se você quer ser amigo de uma pessoa, escute o que ela tem a dizer.