sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Apagão 2009! Eu fui!


Já estava perto das 23h da noite quando o meu computador começou a piscar, fiquei apavorada, com medo do meu lindo computadorzinho acabar queimando. A luz acabar tudo bem, mas meu computador não! Não mesmo! Por isso meu primeiro impulso foi desligar o coitadinho na tomada. Só depois desse susto que percebi que a luz tinha acabado em vários lugares.


O telefone tocou, (só essa vez porque depois ele faleceu também) era minha tia que mora num bairro bem longe da minha casa, contando que lá estava sem luz também. Como sempre, nessas horas nunca está funcionando aquela lanterna que a gente sempre compra achando que um dia possa usar e vela... quem tem vela em casa hoje em dia?! Tem casas que nem fósforo tem, é tudo elétrico!

Imediatamente meu pai entrou no carro e ligou o rádio. O que me fez lembrar do meu avô, que escutava todas as noites aquele radinho... Foi então que percebemos que não era uma simples falta de energia... era um APAGÃO! Passamos o resto na noite iluminados por um resto de vela, que não resistiu a noite inteira e ao som do rádio, que passou a noite toda falando as cidades que estavam sem luz.

Um ímpeto de riso me atingiu (assim como estou no momento em que escrevo este texto) ao ouvir a radialista dizendo a todo o momento o quanto é grande o poder do rádio, o único meio de comunicação que estava efetivamente funcionando. Nem sei qual era o programa que estava passando porque ela só lia os recados que recebia de quem conseguia “twistar” (como falou a própria radialista).

Sim, tinha aqueles que conseguiam entrar na Internet e falar através do Twister... aqui em Pindamanhangaba está sem luz! Aqui na Argentina está sem luz! Aqui em Ipanema (MG) está sem luz! Aqui em Bem-Bom (BA) com luz! Aqui em Pessoa Anta (CE) está com luz! Aqui em Marmelândia (PR) está sem luz! Aqui Xique-Xique está sem luz! Aqui em Jijoca de Jericoara (CE) está sem luz! Aqui no Tio Hugo (RS) está sem luz!

Pronto! Agora tenho mais uma história curiosa para contar aos meus netos! Apagão 2009! Eu fui!

Diagramação: Arina Paiva



Nenhum comentário: