domingo, 16 de agosto de 2009

As epidemias de cada dia



Você já viu o filme Ensaio sobre a cegueira? Eu vi e diversos tipos de pensamentos me vieram à mente, mas não tive como não pensar no clichê “A ficção reflete a realidade”. Para quem não conhece a história, o filme relata um momento qualquer em que a humanidade é surpreendida por uma epidemia de cegueira, onde todos ficam cegos, menos uma mulher. No decorrer do filme são relatados diversos sentimentos humanos, além de boas e más condutas dentro de uma sociedade que perde muito mais do que a visão.

Não tive como evitar e associar o filme ao momento em que estamos vivendo e chego a pensar... Será que a Gripe Suína é uma epidemia mesmo? Até onde essa doença prejudicará mais do que a saúde física da sociedade? Talvez ninguém no Brasil ou mesmo fora do país consiga responder essas questões com alguma certeza, mas algo fica claro em meus pensamentos: O medo não está em todas as partes!

Sim... todos estão com medo da gripe suína, mas não em todos os lugares. Hoje escolas estão fechadas, mas os shoppings não; máscaras são usadas nos hospitais e aeroportos, mas não nos consultórios dentários e ônibus. Que existe uma preocupação isso é claro, mas até onde essa preocupação é coerente? E devemos nos preocupar mais com a gripe suína do que com as outras doenças que matam muito mais?

Recebi um vídeo feito na Argentina que me deixou muito mais preocupada com isso tudo. O vídeo trás dados sobre a trajetória da gripe e as informações noticiadas nos meios de comunicação, além de mostrar acontecimentos que nos levam a pensar que esta gripe não é, pelo menos no momento, a doença que mais devemos temer. Por exemplo, o vídeo relata que a gripe comum mata 500.000 pessoas por ano em todo o mundo.

Ainda afirma que, segundo a Organização Mundial de Saúde, até o dia 30 de junho de 2009 a gripe suína matou 382 pessoas em todo o mundo, enquanto a cada ano morrem cerca de 2 milhões de pessoas em todo o mundo por causa da malária. É claro que ninguém precisa ver este vídeo acreditando como realidade absoluta, ainda mais porque fere meios políticos, o que nos leva a pensar também que essas informações são apenas para desprestigiar o governo americano.

Com tudo isso percebo que existe muito mais do que a epidemia da gripe suína, mas diversas epidemias de pensamentos deturpados. O medo nos ajuda a prevenirmos contra as doenças, mas creio ser necessário também ter medo da epidemia de atitudes erradas. E me vejo obrigada a falar novamente sobre o filme Ensaio sobre a cegueira e reproduzir um pedaço da sua sinopse onde relata que o filme “É uma investigação corajosa da natureza, tanto a boa como a má - sentimentos humanos como egoísmo, oportunismo e indiferença, mas também a capacidade de nos compadecermos, de amarmos e de perseverarmos.”

Segundo o dicionário, epidemia é uma doença que, numa localidade ou região, ataca simultaneamente muitas pessoas. E ainda, seu significado figurativo é: coisa mais ou menos molesta ou criticável que é adotada por muitos. Por tanto, não vamos deixar que nossa sociedade entre numa epidemia de atitudes negativas.


Nenhum comentário: