sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O Jornal Batista na minha vida



Eu trabalho como editora de O Jornal Batista há 2 anos, um jornal centenário da denominação batista. E no editorial do último jornal escrevi o meu olhar para com este jornal, que leva um mar de histórias!


O Jornal Batista na minha vida

Nesta edição você encontrará alguns depoimentos de pessoas que de alguma maneira tiveram suas vidas marcadas pelo Jornal Batista. E eu como editora do Jornal Batista gostaria de compartilhar a minha experiência com o Jornal oficial da denominação.

Como a maioria dos leitores, meu primeiro contato com O Jornal Batista foi folheando suas páginas no exemplar recebido por minha igreja. No começo me interessava ver aquelas pessoas que eu já conheci, os missionários que tinham passado por minha igreja, aqueles pastores da minha associação, ou os servos do Senhor que conheci durante a participação de projetos missionários pelo Brasil. Em seguida fui me interessando pelas matérias, pelas notícias dos batistas de todo o país. Era como se eu saísse do meu “mundinho” e conhecesse um pouquinho da realidade vivida por cristãos de outros lugares.

Nessa época o jornalismo já me fascinava e aos poucos fui entendendo como ele pode ser um ministério. A minha ideia era de que transmitir informações era como abençoar vidas. Isso mesmo... é com informação que se sana uma epidemia, é com informação que se divulga projetos importantes, é com informação que se incentiva novos projetos.

Mas foi trabalhando na Convenção Batista Brasileira que conheci um outro lado do jornalismo. Isso porque trabalhando para O Jornal Batista conheci pessoas que incentivam este jornal enviando matérias sobre sua igreja, sua associação, seu estado. Já perdi as contas que quantas pessoas me enviaram e-mails ou ligaram para agradecer a publicação de matérias, e para contar que estas matérias tiveram um bom retorno. São projetos que foram abençoados por irmãos que leram a notícia. O Jornal Batista me ensinou que através da informação podemos criar um círculo de bênçãos do Senhor. Deus coloca um projeto no coração de um servo, outro conta sobre este projeto, outro servo abençoa financeiramente e outro com mãos à obra. É isso que vejo no Jornal Batista.

Existem ainda as pessoas que se deslocam de diversos lugares do Rio de Janeiro para comprar na sede da CBB O Jornal Batista. E estes trazem com eles suas histórias com o Jornal, suas experiências, bem como as experiências de outros. A cada dia o amor destes pelo Jornal me conquista mais. São pessoas que reconhecem a importância deste meio de comunicação centenário, e distribuem nas suas igrejas e na sua região. Eles acreditam no trabalho do Jornal Batista. Nunca mais vou me esquecer do Sinval, chamado carinhosamente por todos de Sinvalzinho, um senhor de pouca estatura e muito coração, que saia toda sexta-feira de sua casa em Magé, para pegar seu exemplar do Jornal Batista. Sua alegria sempre anima o escritório da CBB, e ainda, quando pode, traz aipim já pronto para todos saborearem! Tem também a irmã Angelina com sua candura, e o Ismael com suas histórias, todos veem à sede pegar seus exemplares.

Também aprendo demais com os colunistas e colaborações de textos inspirativos. Homens e mulheres que transmitem a mensagem de Deus através de palavras escritas. A sensação que tenho é que a cada jornal que faço me enriqueço mais e mais espiritualmente. Em alguns momentos chego a não concordar com determinados escritores, mas até com isso aprendi. Aprendi a respeitar as opiniões e criar a minha própria a partir de ideias distintas.

O Jornal Batista na minha vida é trabalho profissional, ministério, meio de ver o agir de Deus, comunhão e apoio espiritual.

Arina Paiva.
Editora de O Jornal Batista.

Nenhum comentário: