quinta-feira, 7 de março de 2013

Nome: Esposa de Pastor




Muitas perdem sua própria identidade e passaram a possuir uma nova: Mulher de Pastor. As exigências são diversas, se fossem listadas dariam um livro, com vários volumes. Agora, histórias inusitadas existem demais, e estas sim já gerou um livro, de publicação da Editora Convicção, Esposa de Pastor, organizado por Iracy Leite. Talvez algumas dessas histórias venham das exigências descabidas. Ela precisa ter conhecimento de psicologia, para aconselhar outras mulheres; de pedagogia para cuidar e transformar seus filhos em crianças perfeitas, assim como cuidar do departamento infantil da igreja; saber música é essencial, toda esposa de pastor sabe música; precisa ser expert em paciência e tolerância, afinal de contas, seu marido viverá, em algumas ocasiões, mais para a igreja do que para sua família; e não posso esquecer de dizer que tem que ser presidente da MCA. Mas será que este é o real perfil de uma esposa de pastor?

Algumas realmente possuem um, ou duas, ou a maioria dessas características, mas existem exceções. A verdade é que nada dia é uma obrigação no currículo de uma esposa de pastor. Existem aquelas que são verdadeiras companheiras no ministério pastoral, e é exatamente este grande papel que exercem no reino de Deus. Na realidade o companheiros precisa ser a primeira função de uma esposa de pastor. Como descreve Gênesis 2.18, Deus criou a mulher com um cargo nunca encontrado, ajudadora do homem.

E dentro deste auxílio, os cargos podem ser vários, mas também pode ser apenas um, entretanto, com um diferencial tremendo. Existem aquelas caladinhas, mas com um ministério de aconselhamento pessoal único; existem aquelas agitadas, que conseguem fazer mil coisas ao mesmo tempo, com dons magníficos. As musicistas são figurinhas marcadas, capazes de inovar ou manter o tradicional na igreja, mas com energia transformadora.

Se elas podem doar tanto para o Reino de Deus, e todos podem exigir tanto delas, então é obrigação de toda a igreja seja colaboradora e intercessora das esposas de pastor. Se elas sustentam o ministério pastoral e diversos outros ministérios da igreja com sua força de trabalho, precisam também ser sustentadas. Como é lindo ver uma igreja que ama e cuida da família pastoral. Uma igreja que não está apenas satisfeita em dar um presente no dia da esposa de pastor, mas uma igreja que fica realizada ou ouvir e atender as necessidade da auxiliadora do pastor.

São tantas as esposas de pastor: Marias, Anas, Joanas, Célias, Joanas,... Mulheres inspiradas por Deus, com uma grande missão, que hoje, dia 3 de março, são lembradas por serem ajudadoras essenciais, no campo missionário, na igreja local, em ministérios específicos. Que as igrejas olhem com o coração de intercessores para as mulheres que foram escolhidas para ter como identidade: esposa de pastor.

Nenhum comentário: