segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Uma carta de Moçambique



Mais uma carta de uma amiga que vive o verdadeiro cristianismo ensinado por Jesus. É bom ver e saber dos milagres de Deus. E obrigada Jú por uma vida de dedicação.


Dondo, 17 de outubro de 2011 – República de Moçambique

“Pois nós somos cooperadores de Deus...” (I Coríntios 3:9 a)

Graça e paz, amigos e irmãos!!

A cada semana tenho o privilégio de atender e acompanhar o desenvolvimento dos nossos bebês na Casa de Nutrição Tessa Grace. Todos os que atendemos necessitam de ajuda, mas alguns chegam até nós em situação de altíssimo risco de morte por desnutrição. No tempo em que estou aqui, alguns pacientes não resistiram, mesmo com a suplementação e o acompanhamento, pois eram também soropositivos e os quadros ficaram muito complicados.

Então, temos momentos de perda, de temor por ver um bebê perdendo peso, de tristeza por perceber mães que não cuidam de seus filhos. Mas temos também (e este tempo é maior, graças a Deus) a alegria de ver milagres... a começar pelo milagre da vida, que acontece a cada dia quando colocamos nossas vidas nas mãos de Deus e o servimos. Deus opera milagres por meio de nós e do nosso serviço, oração e disposição!

Um dos nossos pacientes é o Taona Fernando, que está hoje com 4 anos. Eu tive o prazer de avaliar e acompanhar a alta nutricional dele e percebi a emoção e alegria de todos que trabalham lá e o cuidaram dele desde que chegou. Me disseram então que foi uma grande luta até esse momento feliz. A história que segue é a Noemia quem me ajuda a contar:

“Taona nasceu em 27/07/2007, com 1.8 kg. Quase um ano depois, descobriram que Taona não era uma criança normal, em 2008 sua saúde se agravou, e ele foi levado em emergência ao Hospital Central da Beira.

Seu caso era grave, tudo que ele comia, vomitava e foi necessário fazer uma cirurgia. Tão pequenino e frágil, mas sobreviveu.

Mas isto não resolveu totalmente a situação de Taona. Ele continuava doente e muito desnutrido, e por isso não andava, não falava, não sentava, não conseguia movimentar os membros inferiores.

Em março de 2010, Taona foi levado a Casa de Nutrição Tessa Grace, com 3 anos, pesava apenas 4kg. Era triste ver aquela criança nos braços da mãe, sem esperança de vida... só um milagre para salva-lo.

E o milagre já estava acontecendo. Deus o trazia ate nós.
Ele foi enviado para uma consulta com o nosso medico da Clinica, o Dr. Neves. O Dr. disse que com o peso que ele tinha, não se podia fazer muita coisa, ele estava fraco e fragilizado.

Todo pessoal da Tessa Grace se envolveu, incentivavam a mãe seguir as orientações do Dr., visitavam, estimulavam, animavam, e Taona ganhou peso suficiente, que lhe permitiria agora ir ao Hospital Central da Beira, para a Fisioterapia.

Mas o Hospital é longe para quem vive no Dondo e a mãe precisava de dinheiro da passagem para que 2 vezes na semana, pudesse levá-lo para lá.
Novamente muitos ajudaram, era uma batalha que ninguém queria desistir.
A luta foi grande, tínhamos que ajudar a mãe para ela ajudar o seu filho a aumentar de peso , e assim foi por 6 meses.

E o milagre já estava acontecendo...
De 4 kg, Taona passou a pesar 12,5kg, já podia engatinhar mais ainda não podia falar nem andar. E finalmente, no dia 10/09/2010 Taona recebeu do Dr. Neves a guia para começar com a fisioterapia.

A mãe foi fiel a esse desafio. A Casa de Nutrição Tessa Grace ajudava com a alimentação, a passagem, e acima de tudo as visitas e as orações.
E o milagre foi se tornando evidente.

E hoje, cerca de um ano depois...Taona começa a formar suas primeiras palavras, ele que era carregado de um lado para o outro, hoje com suas pequenas muletas de madeira (como podem ver nas fotos em anexo), corre pelo quintal, vai à casa de banho
Taona que dependia de todos, hoje é um desafio para todos, pois ele é prova evidente do amor e cuidado de Deus.
Ele é um milagre.”

Irmãos, como é bom participar do que Deus tem feito!! Como é bom saber que de uma forma ou de outra (orando, vindo, contribuindo das mais diversas maneiras) podemos fazer parte dos milagres de Deus. Não porque Ele precisa de nós, mas porque Ele nos dá o privilégio de ver, tocar, experimentar Sua graça e amor.

A cada dia, em todo lugar, Deus nos dá pessoas pra conviver, ensinar e amar... Que Ele nos capacite pra olhar com Seus olhos e cuidar com Seu amor.
Agradeço a Deus por sua vida, que tem cooperado com a expansão do Reino aqui em Moçambique.

Seguimos juntos, firmados na graça Daquele que nos faz um!
Abração,
Ju

Um comentário:

Jura disse...

Só que vive o Verdadeiro Evangelho pode desfrutar de experiências como essa. Louvo a Deus pela vida da minha querida amiga Juliana (a Ju Pequena) na estatura mas grande demais em seu amor pelas pessoas e pelo Reino. Saudade demais.
Obrigada querida Arina por compartilhar experiências para que o mundo veja e creia que o nosso Deus é de milagres, basta cremos e nos dispôr.
Bjs para as duas