segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Narcisitas



Quem me conhece sabe o quanto sou fascinada por leitura e gosto de variar nessas leituras. São nesses momentos que me deparo com ideias que me dão muita vontade de compartilhar com outras pessoas. Foi isso o que aconteceu ao ler sobre o ‘narcisista’ em um livro da Glória Kalil. Ela monta idéias válidas em um texto pequeno, direto e claro, mas coloca um ponto de vista onde podemos ver os narcisistas. Eu vou um pouquinho mais adiante e peço que você leia procurando se há em você um narcisista para ser eliminado. Leia e reflita, porque deixar de pensar em si às vezes e pensar no próximo, faz bem para alma!

NARCISISTAS

Narciso era uma figura da mitologia grega que um dia, contemplando embevecido seu rosto nas águas de um lago, achou-se tão lindo que foi descendo em direção à própria imagem para beijá-la e acabou morrendo afogado no poço da sua imensa vaidade. Por isso, chamamos de narcisistas as pessoas que vêm o mundo como espelho de si próprias, e não se interessam por ninguém ou nada a não ser que devolvam para elas o reflexo da própria imagem. Ou seja, gente que só olha o próprio umbigo.

É fácil detectar essas pessoas. Elas não têm nenhum desconfiômetro, acham que são o centro do mundo e nem sonham que possam ser vistas como figuras desagradáveis e cansativas. Conheçam as pistas para detectar um narcisista:

1. Ele não tem interesse algum na opinião dos outros. Só ele é interessante, bem informado e só ele sabe contar casos com graça e humor. Fala muito e sem parar.

2. Ele costuma se achar divertido e tem certeza de que todos se interessam por conhecer histórias do seu cachorro, detalhes da sua gripe e de como foi incrível a façanha de trocar um pneu num dia de chuva na hora de maior trânsito.

3. Ele está sempre diante de um espelho ou então acha um jeito de ficar diante de uma janela para se ver no reflexo do vidro.

4. Se um narcisista faz uma pergunta, não é para conhecer a opinião da outra pessoa, mas para ver o efeito que suas palavras causaram no interlocutor.

“Alô, Chics!” de Glória Kalil

Nenhum comentário: