sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Os mundos



Se o mundo fosse como queríamos haveriam vários mundos e todos viveriam sós em seus mundos. Afinal de contas, cada um constrói seu mundo dentro de si e o que pensamos ou deixamos de pensar é propriedade particular de cada um de nós. Por mais que nossas opiniões e idéias sejam as mesmas, ou ao menos parecidas, nenhum mundo é igual.

Se ainda assim quisermos criar o nosso mundo, é hora de dizer ‘adeus’ a idéia de viver em sociedade. A vida ‘só’ seria o nosso destino; famílias, por tanto, também não existiriam; não teria como o ensino existir e também não haveria o porquê dele existir; mas também não haveriam crimes. Mas quem quer viver nessas condições de solidão?

Agora consigo compreender que melhor do que criar o meu mundo é saber viver no mundo de todo o mundo. Afinal de contas, não são as pessoas que precisam entrar no meu mundo e viverem de acordo com os meus pensamentos, questões e opiniões, sou eu que preciso ter a capacidade de me adaptar e entrar no mundo dos outros. Não é uma questão de transformação, mas uma questão de ousadia.

Nenhum comentário: