quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A arte da acusação



Quem nunca foi acusado por alguma coisa que nunca fez? Pois é... parece que acusar alguém tem sido uma rotina para algumas pessoas. Mas o que significa acusar? Segundo o dicionário, acusar é o mesmo que ‘imputar culpa’, ou seja, ‘atribuir a alguém a responsabilidade de qualquer ato’. Mas e quando essa culpa, ou ato, não existe no acusado e sim no acusador? Ai está o que pode ser definido em alguns casos como a raiz da inveja.

Acusar o outro pode ser uma fulga dos seus próprios erros. Se torna um mecanismo de defesa para o acusador, uma estratégia de se auto-defender.

João 8:1-11
Depois todos foram para casa, mas Jesus foi para o monte das Oliveiras.
De madrugada ele voltou ao pátio do Templo, e o povo se reuniu em volta dele. Jesus estava sentado, ensinando a todos.
Aí alguns mestres da Lei e fariseus levaram a Jesus uma mulher que tinha sido apanhada em adultério e a obrigaram a ficar de pé no meio de todos.
Eles disseram: —Mestre, esta mulher foi apanhada no ato de adultério.
De acordo com a Lei que Moisés nos deu, as mulheres adúlteras devem ser mortas a pedradas. Mas o senhor, o que é que diz sobre isso?
Eles fizeram essa pergunta para conseguir uma prova contra Jesus, pois queriam acusá-lo. Mas ele se abaixou e começou a escrever no chão com o dedo.
Como eles continuaram a fazer a mesma pergunta, Jesus endireitou o corpo e disse a eles: —Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher!
Depois abaixou-se outra vez e continuou a escrever no chão.
Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali, de pé.
Então Jesus endireitou o corpo e disse: —Mulher, onde estão eles? Não ficou ninguém para condenar você?
—Ninguém, senhor! —respondeu ela. Jesus disse: —Pois eu também não condeno você. Vá e não peque mais!

Nessa história é possível ver dois tipos de acusação. Aqueles homens estavam com tanta ira que queriam acusar a duas pessoas para alcançar seus objetivos. Primeiro o próprio Jesus: queriam condenar Jesus por ir contra a lei, nesse caso o adultério. E para alcançar o objetivo de tal acusação, acusaram a mulher adúltera também. Mas para se efetuar o adultério é preciso de mais de uma pessoa, ou seja, eles estavam envolvidos naquele fato também. E por fim estavam cheios de pecados, cheios de erros, que ficaram claros quando nenhum deles teve coragem de lançar uma única pedra naquela mulher.

A Bíblia é cheia de histórias que relatam a acusação e em todas elas fica claro que acusar foi apenas uma estratégia para esconder os erros do acusador ou um ato de rebaixar o outro. Nesse último caso a justificativa vem acompanhada da inveja. O próprio Jesus foi acusado em diversos momentos e por diversas coisas. Jesus incomodava porque era um revolucionário, era o Cristo, o Salvador que estava mudando a vida das pessoas e um grupo cada vez maior de seguidores estava se formando. Isso tudo incomodou e suscitou a inveja de alguns.

“Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica”. Romanos 8:33.

A acusação se tornou uma arte para algumas pessoas. Mas o que eu posso falar é o que a bíblia deixa claro: que os escolhidos de Deus não serão condenados pelos acusadores.

Nenhum comentário: