sexta-feira, 9 de julho de 2010

Jornalista ou comentarista?



Eu pensava que a função de jornalista era transmitir informações, mas me enganei! Nessa Copa descobri que todo mundo é comentarista! Foi um festival de “eu acredito”, “é isso”, “é aquilo”, “eu acho”. E eu na minha ingenuidade via o papel do jornalista com outros olhos. Mas será que eu sou ingênua mesmo ou tem alguma coisa errada nisto?

A Desciclopédia me ajuda a sair um pouco dessa ingenuidade e saber exatamente o que é um jornalista e qual é sua função:

O que é isto?
O jornalista é o inútil mais profissionalizado da face da Terra (seguido pelo Relações Públicas e pelo Técnico em Informática), sendo um profissional frustrado e potencialmente homicida (já que enfrenta o caos só por uma matéria). Só numa época como a nossa ganha-se dinheiro para repetir histórias e para inventá-las a serviço de interesses supostamente ou realmente espúrios.O jornalista é um preguiçoso por excelência, vivendo de ondas, correntes, modismos e de outras frescuras que segundo Mestre Yoda não levam a lugar nenhum.

Mas tudo fica extremamente claro para mim quando este decente site me explica o que é o jornalista esportivo:

Jornalista Esportivo:
É o tipo mais esperto de jornalista que existe. Enquanto você fica discutindo sobre futebol no boteco, na escola ou no trabalho de graça, o jornalista esportivo fala sobre futebol e ainda GANHA salário por isso. E, além disso, ainda pode apresentar programa bêbado.

Depois de ler toda essa informação, eu passei de ingênua para confusa. Tive que pesquisar um pouco mais. Afinal de contas, estamos falando da profissão que eu escolhi para exercer durante o resto da minha vida! O jornalista, que no meu imaginário, tinha como papel servir a sociedade lhe transmitindo informações e notícias, ainda tinha que existir. Por isso continuei minha pesquisa e cheguei ao famosão “Wikipédia”.

Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também se define o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação. Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.

Finalmente, depois de tanta pesquisa nos melhores lugares, cheguei na minha conclusão. Jornalista ainda tem sim o papel de divulgar as notícias depois de uma bela apuração e transmitir as informações necessárias para a sociedade, mas também existem alguns jornalistas que se esquecem do primordial de sua função. Estes acabam virando comentaristas de tudo, até de jogo de bolinha de gude. Mas não posso generalizar, existem sim os comentaristas, aqueles que realmente são expertes na função que exercem, sabem muito bem do que estão falando e não precisam ser jornalistas, apenas um conhecedor, reconhecido, do assunto. Graças ao meu bom Deus ainda existem jornalistas que fazem seu trabalho sem transformar ou mesmo fazer parte da notícia.

UfA! Jornalista ainda é jornalista e comentarista ainda é comentarista! Que cada jornalista possa se aprofundar em sua área, sendo assim um excelente profissional, que cada comentarista possa ter mais e mais espaço para falar do que ele realmente sabe e que sejamos todos comentaristas, mas cada um na sua roda de amigos.

Leia na integra:

Nenhum comentário: