domingo, 14 de junho de 2009

Respeito



Respeito é bom e eu adoro ter, já dar respeito é outra conversa. Mas o que é respeitar? Me ensinaram que é viver longe do pré-conceito ou, ao menos, tentar evita-lo. Respeitar é saber conviver com as diferenças. Conviver não é o mesmo que aceitar. É possível ter amizade com um alcoólatra e não aceitar essa situação.

Respeito é procurar entender as escolhas do próximo, é dar atenção as pessoas que a sociedade discrimina, é compreender que o mundo não é feito por uma única tribo, mas por várias: hippies, evangélicos, ateus, judeus, brasileiros, estrangeiros, ricos, pobres, jovens, crianças, idosos, adolescentes, paulistas, cariocas, cawboys, surfistas, emos, músicos, dançarinos, pagodeiros, raps, mc’s, conservadores, republicanos, ...

São várias as características de cada ser humano e saber respeitar cada uma dessas características é o grande segredo para se conviver em harmonia em uma sociedade.

Por fim deixo aqui um simples desafio: Faça 3 listas de tribos, na primeira coloque todas as tribos que você pertence, na segunda todas as tribos que seus amigos pertencem e na terceira as tribos que pertencem as pessoas que você não gosta. Depois as analise com bastante atenção, você saberá o que fazer.

Foto: Ratão Diniz - Na foto, crianças moradores do Quilombo São José.
O Quilombo São José é uma referência pela preservação das tradições africanas. A história desta área se inicia em meados do século XIX, quando negros bantos chegam como escravos na fazenda Santa Isabel para trabalhar nas lavouras de café da região.

Nenhum comentário: