terça-feira, 8 de março de 2016

As mulheres ainda estão em luta!



Olá galeraaaaa!
Hoje é o Dia Internacional da Mulher.... e eu não poderia deixar de falar a respeito desse dia, claro!
Para aqueles que não sabem o porquê existe esse dia, vou fazer uma rápida explicação....

No dia 8 de março de 1857, numa época em que as fábricas moviam toda a economia do mundo, operárias de uma fábrica entraram em greve em Nova York. Elas ocuparam a fábrica e começaram a fazer diversas reivindicações, o que hoje acontece até com uma certa frequência. Dentre suas reivindicações estavam três principais questões: a redução da carga horária de trabalho, que na época era de 16 horas; a igualdade de salários entre homens e mulheres, que chegavam a ganhar um terço do salário do homem, mesmo exercendo a mesma função; e o tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

O problema foi que para reprimir a manifestação, as mulheres foram trancadas na fábrica e depois incendiaram a fábrica. Aproximadamente 130 mulheres trabalhadoras morreram carbonizadas por exigir seus direitos. Mas esse dia só se tornou o Dia Internacional da Mulher em 1910 durante uma conferência na Dinamarca. Entretanto, só em 1975 foi feito um decreto pela ONU (Organização das Nações Unidas) oficializando esta data.

O problema é que já estamos em 2016 e as mulheres ainda são tratadas de maneira diferenciada. Nós mulheres ainda sofremos preconceitos, as mulheres ainda trabalham mais do que os homens, numa cultura onde a mulher precisa trabalhar fora para pagar as contas e quando chega em casa precisa cuidar do seu lar, visto que culturalmente esse é o papel da mulher.

As mulheres ainda sofrem com a diferença dos salários. O problema é que agora essa discriminação é oculta. E as mulheres ainda não recebem um tratamento digno, sendo discriminada no trânsito, sofrendo com colocações como, "para essa função é melhor um homem", e muitas outras questões.

Em nossa cultura a discriminação contra a mulher hoje é oculta, mas em outras culturas ela é escrachada. Como em países do Oriente Médio, por exemplo. E se você acha que não, conheça então a história da menina Malala Yousafzai, que defendeu o direito à educação para meninas no Paquistão e foi baleada pelo Talibã.

Malala recusou-se a permanecer em silêncio e lutou por seu direito à educação. Em seu país as meninas não frequentam a escola, nem mesmo sabem ler e escrever. Mas em 9 de outubro de 2012 ela quase pagou por isso com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus enquanto voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria.

A recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto do Paquistão para os salões das Nações Unidas em Nova York. Aos 16 anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e em 2014 tornou-se a mais jovem vencedora da história do prêmio Nobel da paz.

Nesse Dia Internacional da Mulher eu quero lembrar que a luta da mulher continua. E se você acha que é exagero, leia o livro 'Eu sou Malala'. E quero agradecer a todos os homens que tratam as mulheres com dignidade. E deixo um versículo que lembra quem são as mulheres!


Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.
Provérbios 31:10-31

Nenhum comentário: