segunda-feira, 1 de junho de 2015

Família: presente de Deus ou confusão da humanidade?



Até mesmo o assunto família, que alguns dias atrás era sempre um tema de reflexão positiva, hoje pode ser até um caso de polícia. O motivo todos já sabem, o conceito de família mudou, o que era reprovável é mais do que aceito, é um direito. Talvez pela consequência de outro tipo de crise no relacionamento familiar, a falta de posicionamento dos pais, junto com a falta de respeito dos filhos. E para piorar a situação, o relacionamento pessoal foi trocado pelo virtual, ou seja, uma relação sem compromisso. Mas graças a Deus essas circunstâncias não são unânimes.

Deus dá a sabedoria, e o homem cria equipamentos fantástico, como por exemplo a internet, junto com todas as suas possibilidades. O que poderia ser apenas bênção, a humanidade transforma em confusão. Se eliminam os relacionamentos pessoais, de comunhão familiar, de conversas cara a cara, e transformam a comunicação pessoal em um simples: “Oi, tudo bem?”. A troca de comunicação pessoal pela virtual afeta diretamente a família. Alguns pais só sabem o que acontece com seu filho depois que uma foto é postada no Facebook. O filho sabe que o pai pode ver suas fotos e seus comentários e corta com um clique até a possibilidade de comunicação virtual: “bloqueado”! É o presente de Deus se transformando em confusão da humanidade.

Depois do bloqueio a comunicação zera de uma vez por todas e o que se vê são pais sem atitude. Os caminhos de uma criança de 10 anos são traçados por ela mesma. Um jovem de 15 anos já não tem os bons conselhos dos pais, afinal, “se ele quer fazer assim o que eu posso fazer?”, declarou certa vez uma mãe. A falta de posicionamento dos pais na relação com os filhos está destruindo a relação familiar. E sem conselhos e direção, os filhos estão pegando qualquer caminho que lhe parecer melhor na vida. Estes são filhos de uma música secular muito conhecida: “Deixa a vida me levar... vida leva eu...”. E novamente, o cuidado de um pai e uma mãe, que deveria ser presente de Deus, se transforma em confusão da humanidade.

E talvez por conta desta trajetória nas famílias, o que vemos é a distorção do que é família criada por Deus, até mesmo em lares cristãos. O primeiro ensino de Deus foi o amor. Ao criar o homem Deus o amou e cuidou dele, pensou em suas necessidades, e procurou oferecer-lhe o melhor. Com este primeiro ensinamento instituiu a família. Mas pelas escrituras também pode-se interpretar com clareza o que é família, um homem e uma mulher. Por tanto, qualquer tipo de família, não é família. Apesar de viver em pecado, mesmo assim, aqueles que distorcem a instituição criada por Deus, família, ainda é amado pelo Criador.

Infelizmente o que é presente de Deus, a humanidade tem transformado em confusão. O que resta aos cristãos é ler a Bíblia e orar para entender o querer de Deus em sua família. E se for preciso tomar posições firmes e coerentes à vontade do Senhor. Lutando para que a humanidade não transforme em confusão a criação de Deus, por conta dos seus pecados, mas que sigam a verdade de Deus, não do homem.

Nenhum comentário: