quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MELHOR É ESTUDAR



17 de Novembro - Dia Internacional do Estudante

Hoje descobri que é melhor estudar do que trabalhar. Sei que os jovens devem discordar, já que estudar não dá dinheiro, mas trabalhar sim. Os preguiçosos podem no começo concordar comigo, mas em seguida afirmarem que nenhum, nem outro é bom, porque estudar também dá trabalho.

Mas novamente eu afirmo, estudar é melhor do que trabalhar. Pense junto comigo: ainda bem pequeno os pais colocam o seu filho na escola e ali passam a infância, adolescência e grande parcela da juventude. Nesse ambiente de estudo você é cobrado, e muito, mas se errar tudo bem, porque está aprendendo.

A cada ano você tem a possibilidade de evoluir um pouco e todos torcem para que você realmente evolua passando de ano. O mais comum é que você viva esses anos com pessoas de sua idade, que realmente passam a fazer parte da sua vida. Estudando a gente sempre está pensando no futuro, quem estuda quer melhorar seu futuro. E por fim, como meu pai diz, “O conhecimento nunca pode ser roubado”.

Já o trabalho... a gente pode começar a trabalhar ainda na infância, mas não ganhará tão bem. É cobrado, mas cuidado se errar, terá que procurar outro emprego. Tudo é uma obrigação. O seu salário não será aumentado a cada ano, mas diversas outras circunstâncias dizem se você irá ganhar mais ou não.

E a torcida pela evolução pode ser trocada com cada funcionário querendo “comer” o outro. Em alguns empregos você pode ser o mais jovem ou o mais velho e essas e outras diferenças dificultam o relacionamento, por isso nem todo mundo quer fazer parte da sua vida. Mas exceções existem.

Acredito que o mais traumático quando se trabalha é que os planos que aquele jovem fez durante a faculdade chegou no seu futuro e é oposicionado aos patrões especialistas em frustrar jovens aprendizes. Seus planos de mudar o mundo precisam enfrentar a realidade de supervisores com idéia e rigores particulares que decidem a esmo o que é certo ou errado, o que deve ser feito ou não. Se instala uma luta para se manter os sonhos no seu primeiro emprego. Sem contar que a grana que se ganha não pode ser o esperado e pode ser roubado.

Por tudo isso eu prefiro repetidamente afirmo que é melhor estudar do que trabalhar. A maior evidência desta afirmação é o fato do aumento de estudantes universitários. Hoje os mais velhos estão voltando para as salas de aulas. Podem dizer que isto acontece pela facilidade que existe hoje de voltar a estudar ou podem dar qualquer outra justificativa. Eu continuo acreditando que o aumento de estudantes se faz pelo simples fato.... é melhor estudar.


Nenhum comentário: