terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sobre o Amor



Em nossa língua, o português, todos os tipos de amor são descritos por esta única palavra “AMOR”. Mas é o próprio ato de sentir que nos ajuda a identificar os seus tipos; amor por sua mãe, amar o pai, amar meus irmãos, amor pelo marido ou esposa, amando meus amigos, meus melhores amigos, meu amigo de infância, amor pelos filhos, amar a Deus.

Mas é no grego que esta palavra se dissolve em 3: amor de Deus, Ágape; amor romântico, Eros; e o amor humano, um amor fraternal assim como de um pai pelo filho, Philos. Em cada pessoa essas palavras se enchem de histórias e as recordações e os sentimentos nos fazem entender com mais clareza o significado das expressões. Entretanto, é somente com o amor de Deus e do seu filho Jesus que conseguimos descobrir de forma plena o que é o AMOR.

Se você não acredita em Deus e nem em Jesus, não tem problema, mesmo assim você pode entender o que estou falando. Comece conhecendo apenas a história e então entenderá a grandeza do que é realmente AMOR. Em primeiro lugar eu descobri que o amor não tem condições para existir, nós é que condicionamos o AMOR. Jesus, o maior exemplo de homem na Terra, me ensinou que todos devem ser amados independentemente do que o outro possa ser.

Isso é realmente difícil, até mesmo para escrever. O que Jesus ensinou com suas atitudes e palavras é que o mendigo deve ser amado por você, o morador de rua deve ser amado por você, o assassino deve ser amado por você, a prostituta deve ser amada por você, o ladrão deve ser amado por você, o mentiroso deve ser amado por você, o traidor deve ser amado por você, o homossexual ou o heterossexual deve ser amado por você,... Todos devem ser amados por você, independente de merecerem ou não.

A atitude de amar não quer dizer que você está concordando com o que o ‘próximo’ faz. Por diversas vezes Jesus demonstrou AMOR por pessoas que eram discriminadas pela sociedade. Jesus não concordava com as atitudes dessas pessoas e realmente elas não mereciam o AMOR Dele, mas essas não são condições para amar. De forma amorosa Jesus corrigia, ensinava e orientava. É exatamente isso que Jesus ensina, não há condições ou merecimento para o amor existir.

O maior exemplo de AMOR foi de Deus, que enviou ao mundo seu único filho por amor a nós. E assim Jesus nos ensinou que é possível amar a todos. Em seguida Jesus morreu de forma cruel por amor a nós. Mas antes de morrer nos deixou o maior de todos os mandamentos:

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo”. Lucas 10:27.

Nenhum comentário: