quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Eu tenho um sonho


“Eu tenho um sonho, que um dia minhas quatro crianças vivam em uma nação onde não sejam julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter”.
Martin Luther King.

Muitos acreditam que a vitória do presidente Obama é o ponto final desta frase, mas esse grande acontecimento é apenas a vírgula. Isso porque Martin Luther King termina a frase afirmando que seu desejo é que as pessoas reconheçam umas as outras pelo seu caráter. Mas onde existe isso hoje? É verdade que a discriminação racial está chegando ao fim, mas os julgamentos precipitados ainda existem.

Já ouviram falar em QI? A tradução mais utilizada recentemente é: Quem Indica. Já percebeu em diversas empresas que a maioria dos seus trabalhadores são parentes ou amigos de longa data? Também já percebeu que o número de desempregados com diploma cresce cada vez mais? Que a maioria das pessoas com caráter qualificado não conseguem nada?

Pois é... eu conheço diversas pessoas com qualidades gigantescas, esforçadas e dedicadas, mas suas qualidades advindas do seu caráter praticamente exemplar não são suficientes para conseguirem um bom emprego. Isso porque não são filhos de pais famosos ou ricos, nem tem amigos com grande influência. São apenas mais um na multidão.

Mas penso que são pessoas diferentes. Cheias de amor pelo que fazem. Que carregam a “dedicação em tudo” como lema de suas vidas. Seria muito bom se essas pessoas parassem de trabalhar como faxineiras, garis, secretárias, motoristas e ocupassem os cargos de presidente de multinacional, secretário-geral de organizações, porta-voz e comandante.

Eu tenho um sonho, que o caráter de cada um seja tão visível como o céu e que todo tipo de injustiça se transforme em justiça.

Nenhum comentário: