quarta-feira, 29 de julho de 2015

Conceitos ilusórios



Existem os conceitos existentes há séculos no lugar onde nascemos.
Existem os conceitos arraigados nas famílias que são passados de geração em geração.
Existem os conceitos sociais que se diferenciam dependendo da classe social.
Mas os conceitos que eu, particularmente, acho fantástico são aqueles criados por cada um.

São os conceitos ilusórios.

Eles são criados por manias, por Toc (transtorno obsessivo compulsivo), por revoltas, por uma vivência dramática, por histórias.

Eu por exemplo tenho um conceito muito particular à respeito da água. Acho um pecado vender água, afinal de contas é um ingrediente essencial para a vida. Nunca compro água... na verdade em situação extrema tenho que comprar. Sempre tenho uma garrafinha de água na bolsa e tenho poço em casa.

Também acho uma loucura os vegetarianos acreditarem que são os donos da verdade e que vivem cuidando da natureza. O meu conceito é justamente o contrário. Eu sou contra a matança do verde em estágio maior. A maioria dos animais são carnívoros, o que é chamado de cadeia alimentar. E os animais vegetarianos, herbívoros, comem, na sua maioria, apenas pequenas plantas. O que torna verdadeiramente mais natural comer carne e poucos vegetais.

Parece loucura? Ou uma grande viagem? Não, são conceitos ilusórios,

Todo mundo tem. Qual é o seu conceito ilusório? Não negue!  

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Carta aos...



Hoje finalmente li um texto muito comentado que é sugerido como carta aos líderes de jovens. Depois da leitura me enchi de questionamentos, mas não me senti livre para postar nenhum comentário no post do autor, já que não o conheço pessoalmente. Isso porque apesar de ter muita opinião, ainda tenho respeito pelas pessoas de opiniões distintas. Mas aqui no meu blog tenho essa liberdade. Então vamos lá...

Pelas ligações e posturas do autor é possível perceber que é uma pessoa que busca o bem da juventude. Mas por suas opiniões tenho que dizer que ele está apontando o dedo para o lado errado. Criticar os líderes que estão fazendo alguma coisa pelos jovens me parece muito incoerente. E ainda falar apenas de uma parcela de jovens da sociedade, me parece apenas conveniência.

Esta carta, ao meu olhar, teria mais coerência se fosse dirigida à sociedade, ao governo, aos pais... Já que o que faz calar uma juventude são estruturas muito maiores do que 1 congresso. Será que o autor não sabe, ou se esqueceu, que a falta de segurança cala um jovem. Assim como a falta de oportunidade, a saúde precária, a educação (familiar e escolar!) feita na “meia boca”, a falta de apoio, a falta de espaço e meios para pôr em prática seus talentos e tantas outras questões.

Se quiser criticar, critique a quem não faz nada por nossa juventude.

E me parece “olhar para o próprio umbigo” falar apenas das dificuldades de uma parte dos jovens brasileiros. Será que o autor não sabe, ou se esqueceu, dos jovens do interior que vivem sem expectativas. Além dos jovens de classe média e ricos que estão sofrendo com a depressão e preenchem uma estatística cada vez mais gigante de jovens que cometem o suicídio. É preciso também ter a consciência da existência dos jovens que crescem dentro de uma família dividida. Pode a sociedade fingir que isso não faz diferença sobre uma vida. Mas faz. Ainda tem a geração de jovens adultos “Nenem”. São jovens que desenvolvem tantos traumas diante de uma sociedade corrupta que: nem trabalham, nem estudam, nem saem de casa. Tudo por opção, com uma pequena parcela que vive isso por dificuldades. Quem ainda não percebeu a geração de adolescentes narcisistas?Adolescentes que vivem num mundo cada vez mais voltado para a aparência, individualismo e mídias sociais.

Será que o autor se esqueceu da existência de todos esses jovens que também precisam de ajuda?

Agora o pior mesmo foi a maior juventude cristã da América Latina apoiar esse texto como se o autor não estivesse falando dela. Eu sou daquelas que tenho “vergonha alheia”.


E se eu tivesse alguma intimidade com este autor daria um conselho: Meu irmão, se você foi a um congresso de juventude e não gostou cuidado ao generalizar a sua opinião. E com sinceridade e respeito, olhe também a juventude que está longe de você, ela precisa tanto quanto os que estão próximos.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Aquele olhar



O homem à vê na multidão, os olhares se cruzam, o coração acelera e acontece o que todos já sabem:
É amor.
Foi culpa daquele olhar.
Foi culpa da sinceridade daquele olhar.
Foi culpa do desejo.
Foi culpa dos sonhos.
É amor.
Palavras foram trocadas, mas o que precisavam era apenas o som da voz.
Os lábios se tocaram e as batidas do coração se aproximaram.
Mas não é paixão, é amor, por isso preferem se olhar.
É amor.
O olhar carrega todo o sentimento.
O olhar sabe dizer.
O olhar sabe amar.